Há exactamente dez anos, aquando do encerramento da edição de estreia do Indie Lisboa - Festival de Cinema Independente, "Before Sunrise" despoletou um fenómeno de seguidores que, percebi eu no Sábado passado, entretanto se soube manter vivo - na Culturgest e fora dela.
Refiro-me à concorridíssima ante-estreia de "Before Midnight", o desejado terceiro título de uma série de três longas-metragens que o realizador norte-americano Richard Linklater rodou ao longo de 18 anos com Ethan Hawke e July Delpy. Ponte simbólica!
Para quem desconhece o enredo, as películas acompanham a história de um norte-americano (Jesse) e de uma francesa (Celine), ambos no início da idade adulta, que se conhecem casualmente numa viagem de comboio pelo centro da Europa ("Before Sunrise", 1995) e se reencontram nove anos mais tarde em Paris ("Before Sunset", 2004). Rodado na Grécia, o terceiro filme revela os protagonistas já enquanto casal, com filhos, nove anos depois do reencontro na capital francesa.
Devo confessar que não resisti a espreitar o trailer antes de saber que tinha bilhete para a sessão de Sábado e, se na altura temi ter sido demasiado revelador story wise, concluí entretanto que a fita superou em muito o resumo de divulgação.
Reconhecendo, à partida, que a tarefa de replicação de sucesso do primeiro e do segundo filmes era de fôlego, senão mesmo um risco, pareceu-me que este é um título bem menos literário e romântico, ganhando contudo em literalidade e verdade nas relações entre as personagens. Os momentos de humor existem, sem dúvida, ancorados num argumento praticamente sem pausas, mas todos os pequenos (e deliciosos) pormenores que aprendemos a reconhecer em Jesse e Celine continuam lá... Valeu a pena esperar!