sexta-feira, 30 de agosto de 2013

O apelo do Louvre vale números redondos

Parece que a estou a ver no topo da escadaria Darú, de asas firmemente esticadas, peito erguido e a força leve que tão bem caracteriza as maiores obras primas da escultura grega...

Victoria de Samotrária foi das peças de arte que, até hoje, mais me emocionaram quando finalmente encontradas ao vivo. Apesar de incompleta e até com danos significativos, notabiliza-se por uma elegância e suavidade em tudo contrastantes com o maciço em que foi talhada e o resultado é profundamente memorável. Foi por isso com interesse que fiquei a saber da mais recente iniciativa do Louvre em prol da mesma.


A partir da próxima Terça-feira a campanha "Todos Mecenas" vai recolher fundos para obras de limpeza e restauro da estátua alada, que deixará assim de estar exposta ao público até ao Verão do ano que vem - uma "falha" considerável para os visitantes do museu até lá.

O orçamento total dos trabalhos, que também vão incluir a reparação da escadaria que a estátua encima, ascende a quatro milhões de euros, três dos quais já assegurados por via de vários patrocínios.

Link- http://www.louvre.fr/en/conservation-project-winged-victory-samothrace-and-monumental-staircase

Beethoven em japonês... Tão bom!


 

quinta-feira, 22 de agosto de 2013

As bicicletas estão (mesmo) na moda!


Mais detalhes em breve, aqui: http://www.bicyclefilmfestival.com/city/lisbon/
 

O fenómeno do "ralo" que engole árvores

É pensar numa banheira com água e no que acontece quando se lhe destapa o ralo... Só que este faz desaparecer árvores inteiras enquanto o Diabo esfrega um olho - surreal!

 
 

É obra: torre de LEGO com 11 andares de altura!

Para os alunos das escolas do distrito de Red Clay, no Delaware (EUA), nunca deve ter havido projecto pedagógico mais porreiro!

A edificação de uma torre de LEGO com meio milhão de peças e cerca de uma tonelada de peso foi a forma encontrada pelo agrupamento escolar para chamar a atenção dos mais novos para a importância do trabalho em equipa, tendo entrado para o Livro de Recordes do Guinness com a sua construção de 11 andares de altura.

Todas as peças foram acopladas em secções pelos estudantes durante os últimos meses e mais recentemente empilhadas por empreiteiros que se voluntariaram para colaborar, dispondo a torre colorida à volta de um cilindro de metal e usando cabos de tensão para impedir que tombe.