Chaves, Alcanena, Águeda, Arouca, Barreiro, Maia, Serpa e Viana do Castelo são as oito cidades portuguesas pré-seleccionadas para participar na fase de teste do Quadro de Referência para Cidades Sustentáveis, um projecto que pretende averiguar a variedade de situações e características da realidade urbana europeia.
Destas oito cidades, afirma a Agência Lusa, apenas três serão escolhidas para participar no projecto, uma decisão que será tomada no final deste ano.
O Quadro de Referência para Cidades Sustentáveis é uma ferramenta web desenvolvida por um grupo de trabalho europeu constituído por representantes de cidades, redes de autarquias locais, Estados Membros e pela própria Comissão Europeia para apoiar as cidades na monitorização das estratégias e projectos de desenvolvimento urbano sustentável.
Ainda de acordo com a Agência Lusa, a Direcção-Geral do Ordenamento do Território e Desenvolvimento Urbano recebeu 15 candidaturas a nível nacional, das quais foram seleccionadas as oito acima referidas.
As três cidades escolhidas terão acesso a esta ferramenta web, cujo objectivo é resolver os problemas futuros das cidades através da partilha de conhecimentos e experiências com outras cidades.
A versão final da ferramenta será divulgada no início de 2012, estando desde já garantida a gratuitidade ao seu acesso e utilização.
Ao todo, serão seleccionadas 50 a 70 cidades-teste, ou seja, entre uma a cinco cidades por Estado Membro. A nível europeu, a selecção final das cidades-teste será aprovada pelo Urban Development Group, representando os 27 Estados Membros, e pelas redes europeias de autoridades locais, como a Eurocities e CEMR.
in "Green Savers", 22 de Novembro de 2010
Sem comentários:
Enviar um comentário