sábado, 30 de outubro de 2010

Caixeiro mas não de caixa

Ontem, numa breve passagem pelo shopping mais perto do trabalho vi uma coisa que me deixou francamente triste: ouriços à venda numa loja de animais. Sou algo avessa a este tipo de comércio, defendo que os amigos não se compram, mas ouriços em caixas confesso que nunca tinha encontrado.

Também um dos colegas que estavam comigo pareceu admirado. Partilhou que em Inglaterra, onde viveu alguns anos, o Governo possui um fundo para a compra destes animais, que atribui aos cidadãos que declararem necessidade para os seus quintais e hortas, já que os ouriços conseguem comer várias vezes o seu peso em insectos e vermes que, quando não devidamente controlados, dão lugar a pragas. Como também já tinha ouvido dizer algures, quando a Natureza coloca o "problema", normalmente também fornece a "solução"...

Ora, olhando para as gaiolas onde os mamíferos estavam, comecei a imaginar que atentado seria deixar levar um animal destes para uma habitação estéril, já que são bichos maioritariamente nocturnos, que procuram abrigo em pequenas tocas debaixo da terra, onde aliás hibernam durante cerca de três meses no Inverno, vim a descobrir numa pesquisa rápida que fiz, já em casa.

Isto para concluir que não me ensaio nada em voltar ao centro comercial um dia destes para fazer algumas perguntas a quem estiver a atender na loja. Afinal de contas, que tipo de regulamentação existe quanto ao tipo de animais que é permitido vender em espaços como aquele? Peixes, tartarugas, iguanas, hamsters, coelhos, porquinhos da índia, canários, piriquitos, catatuas, gatos, cães & ouriços também?!

2 comentários:

Anónimo disse...

Não tenho a certeza, mas penso que deverá ser necessário ter alguma papelada em ordem para vender ouriços. Isto porque são selvagens! :s Coitadinhos...

Joana

Annouk disse...

Garanto que vou fazer algumas perguntas!!!