terça-feira, 28 de dezembro de 2010

Itália proíbe sacos de plástico a partir de 2011

Os consumidores italianos serão proibidos, a partir de 2011, de usar sacos de plástico nas suas compras e terão de usar os biodegradáveis, de acordo com uma lei que devia ter sido levada a cabo há um ano e que é das mais restritas do mundo. Em alguns países, a utilização é taxada.

Segundo o site Tree Hugger, a Itália consome um quarto dos sacos de plástico utilizados na Europa a cada ano, apesar de representar apenas 7% da população europeia. Cada um dos 57 milhões de habitantes usa por dia, em média, um saco de plástico, o que representa 20 mil milhões de sacos de plástico ao final de um ano.

A lei não foi aplicada antes devido à oposição dos proprietários dos estabelecimentos e também porque foi dado à indústria mais tempo para que adaptasse à mudança. Quem se diz contra esta decisão do governo italiano argumenta que os sacos biodegradáveis não são tão seguros como os de plástico, além de serem muito mais frágeis.

Segundo um estudo realizado o mês passado, a maioria dos italianos (73%) afirmou que utilizaria alternativas aos sacos de plástico caso a lei entrasse em vigor.

in "Green Savers", 27 de Dezembro de 2010

1 comentário:

Unknown disse...

Eu só tenho pena dos coitados das fábricas dos plásticos...