quarta-feira, 3 de agosto de 2011

Horas certas para tudo

Já tinha ouvido dizer qualquer coisa sobre cronobiologia mas confesso que depois do documentário que vi hoje à tarde, vou querer mesmo aprofundar o tema. Ao que parece, os ritmos circadianos dão-nos boas pistas de como há horas mais certas e menos certas para fazer praticamente tudo: desde comer hidratos de carbono, a fazer exercício físico, passando por obrigar o cérebro a desempenhar tarefas complexas, suportar uma consulta no dentista com menos dor ou corromper uma dieta.

Porque certas ocorrências biológicas acontecem de forma cíclica ao longo do tempo - circa diem, no latim, cerca de um dia -, somos influenciados por fenómenos como as marés, os ciclos lunares ou por diferenciais de luz e escuridão. A digestão, a pressão sanguínea, os estados de vigília, enfim, tudo parece estar ligado a... basicamente tudo.

O melhor momento para se ingerirem hidratos de carbono coincide com o arranque da manhã, uma vez que o organismo tem depois o resto do dia para absorver os nutrientes e desfazer-se dos "poluentes". Talvez assim se justifique o facto dos ingleses aproveitarem o pequeno-almoço para enfardar bacon, ovos mexidos e salsichas como se o amanhã não estivesse seguro.

O exercício físico deve ser feito de manhã, quanto mais cedo melhor, precisamente o inverso das tarefas mais complexas para o cérebro, que precisa de desenvolver algum ritmo antes de chegar ao seu pico de actividade.

Existem estudos europeus que indicam alguma universalidade numa maior sensibilidade à dor entre as 12H00 e as 14H00. Assim sendo, consultas normalmente dolorosas, como as de estomatologia, devem acontecer mais cedo: às 10H00 os médicos não estão tão pressionados por atrasos, o que deixa os pacientes mais descontraídos e permite uma menor permeabilidade à dor. Para além disso, está cientificamente provado que as anestesias locais dispersam pelo organismo mais rapidamente durante a tarde - o sangue é menos fluído de manhã -, o que leva a um pós-operatório mais difícil.

E corromper uma dieta é fácil, especialmente a um Sábado ou a um Domingo, os dias da semana em que o comum dos mortais está genericamente mais flexível e compassivo. Por falar nisso, vou ao gelado.

Sem comentários: