terça-feira, 30 de agosto de 2011

(I)reconhecer o Barreiro

Há dias precisei de dar umas voltas pelo interior do Barreiro e fiquei admirada com a quantidade de obras e requalificações que encontrei feitas e a acontecer. Desde que comecei a deslocar-me exclusivamente de carro, está a fazer cinco anos, deixei de utilizar os transportes públicos e de atravessar a cidade, o que me desligou completamente das pequenas e grandes mudanças que foram acontecendo.

Pois tinha a máquina fotográfica comigo e na hora resolvi fotografar duas das que me pareceram mais impressionantes: os trabalhos na zona ribeirinha (que entretanto já chegam à freguesia da Verderena, através da Avenida da Liberdade, que acompanha o rio e desemboca no Terminal Fluvial), e as obras feitas na Escola Secundária de Santo André, a MINHA escola, agora quase irreconhecível de tão alva e tão plana...



Zona ribeirinha completamente reabilitada, com passadiço iluminado para caminhar, correr ou simplesmente estar, mesmo ao lado do rio


Espaço ajardinado nas traseiras dos Bombeiros Voluntários do Barreiro


Fachada da renovadíssima "Santo André"... Sem colunas de cimento, sem Pbx de ladrilho, sem pinturas nas paredes nem janelas de vidro escuro onde afixar as notas


O antigo cubículo do contínuo, a quem se mostrava o cartão da escola, reorientado, murado e pintado de fresco



O campo de jogos e o pavilhão de desporto, de que recordo bem os enormes bancos corridos e as barras de espaldarte, onde certo dia um professor de Educação Física nos decidiu "esticar" quase até rasgarmos as articulações (gordo, nunca me esqueci - idiota)

Sem comentários: