sábado, 27 de agosto de 2011

Pianista a Nobel

Fiquei especialmente entusiasmada quando soube que um dos "concorrentes" a prémio Nobel da Paz este ano é um músico. Daniel Barenboim de seu nome é, nada mais nada menos, do que pianista e caso seja laureado, entrará para a lista restrita de músicos agraciados pela Fundação Nobel.

O trabalho do pianista com a Orquestra Divan, por si criada há sensivelmente 12 anos, poderá assim ser alvo da maior distinção do género, sendo de sublinhar que esta inclui músicos árabes, israelitas e palestinianos. A mensagem de união harmoniosa dos povos e de necessidade de um ponto final nos conflitos no Médio Oriente é particularmente óbvia e sustenta agora a dita nomeação.

Pude entretanto ver em DVD parte do concerto de Johannes Brahms para piano que Barenboim, juntamente com Sir Simon Rattle - sucessor de Claudio Abbado - e a Orquestra Filarmónica de Berlim, deu em Atenas, corria o ano de 2004 e o que posso dizer é que nem mesmo a Acrópole no plano de fundo tira protagonismo às imagens das mãos do músico, cujo domínio completo e perfeito do teclado é de fazer suster a respiração.

O anúncio dos vencedores Nobel deste ano acontecerá a partir de 3 de Outubro, estando a cerimónia oficial de entrega dos prémios agendada para 10 de Dezembro. Excusado será dizer que vou "torcer" pelo pianista.

Sem comentários: