quinta-feira, 13 de outubro de 2011

As florestas do futuro são ao alto

A cidade de Milão, em Itália, vai ter a primeira floresta vertical do mundo: a Bosco Verticale. A floresta vai estar incluída numa estrutura de 27 andares desenhada pelo arquitecto e professor Stefano Boeri e está a ser identificada como a primeira torre vertical verde a ir para além do mero conceito.

O Bosco Verticale é um sistema que optimiza, recupera a produz energia. Coberto de plantas, o edifício ajuda a balançar o microclima e a filtrar as partículas de pó do ambiente urbano milanês (Milão, como pode perceber por esta notícia de hoje, é uma das cidades mais poluídas da Europa).

A diversidade das plantas – e as suas características – produz humidade, absorve CO2 e as tais partículas de pó, produz oxigénio e protege o edifício da radiação e poluição atmosférica. Todas estas características, está claro, melhoram a qualidade do espaço e levam à poupança de uma quantidade incrível de energia por ano.

Cada apartamento do edifício terá uma varanda com árvores que se possam adaptar ao clima da cidade. Estas árvores irão dar sombra no Verão e filtrar a poluição da cidade; no Inverno, elas permitirão que o Sol entre nas casas, uma vez que estarão despidas.

A irrigação das plantas será feita através da reutilização das águas cinzentas produzidas pelo edifício. Serão ainda construídos sistemas de energia fotovoltaica para promover a auto-suficiência da torre milanesa.

De acordo com Boeri, este edifício responde à suburbanização das cidades e desaparecimento da natureza na vida e paisagem dos citadinos. A Boco Verticale é a primeira proposta para erguer uma cintura verde à volta de Milão, incorporando 60 quintas abandonadas e que serão revitalizadas para utilização comunitária. O projecto chama-se BioMilano.

in http://www.greensavers.pt/2011/10/12/milao-vai-ter-a-primeira-floresta-vertical-do-mundo-veja-as-fantasticas-fotos/?utm_source=Green+Savers&utm_campaign=4f2dd7dcba-Green+Savers+Daily&utm_medium=email



Sem comentários: