quarta-feira, 19 de outubro de 2011

Lisboa discute Água, Energia e Desenvolvimento Sustentável

Eis o Fórum Mundial Lisboa 21! Vinte anos após a Cimeira do Rio, realizada em 92, e dez anos volvidos sobre a Cimeira para o Desenvolvimento Sustentável de Joanesburgo, Lisboa é palco de dois dias de reflexão - 24 e 25 de Outubro - sobre o progresso inteligente que se pretende para o século XXI. A abordagem vai ser simples: analisar a Água e a Energia enquanto benefícios económicos e sociais, de integração cultural e de respeito pelo meio ambiente no presente e no futuro.

A conferência de apresentação oficial aconteceu esta manhã, na Fundação Calouste Gulbenkian, enquanto que o final do evento, a decorrer na Sociedade de Geografia, coincidirá com a preparação de um documento de conclusões a entregar nas Nações Unidas, para servir de base à Cimeira Rio + 20, prevista acontecer em Maio de 2012, no Rio de Janeiro.

Entre os "gurus" que vão lá estar, destaque para Marcelo Rebelo de Sousa (Professor e Comentador Político), Luís Braga da Cruz (Presidente da Fundação Serralves), Guilherme d’Oliveira Martins (Presidente do Tribunal de Contas), Ricardo Salgado (Presidente do BES), Luís Mira Amaral (Presidente do Banco BIC), Rui Vilar (Presidente da Fundação Gulbenkian), António Mexia (Presidente da EDP) e Rosa Aguilar (Ministra do Meio Ambiente Rural e Marinho de Espanha).

Sem comentários: