quinta-feira, 24 de novembro de 2011

Há violinos no ginásio

Há coisa de um mês entrevistei uma professora de música no âmbito de um projecto vocacional que está a ser levado a cabo com bastante sucesso e que coloca duas instituições em colaboração estreita: a Academia de Música de Lisboa (uma privada situada em Belém) e a EB 2,3 Luís António Verney (do ensino público, na fronteira entre as freguesias do Beato e Marvila).

O dito projecto prevê apenas a constituição de turmas para o ensino do violino e do violoncelo a alunos do quinto ao nono ano de ambas as instituições, mas à conta da pedagogia, da descoberta e do divertimento proporcionados pela música, têm sido vários os resultados positivos obtidos extra-escola. Um exemplo feliz, se pensarmos no ambiente reconhecidamente difícil da Verney.




Activa desde 2008, a dita "turma dos violinos" caminha já para o quarto ano consecutivo de estudo e o palmarés de reconhecimentos fala por si: 50 prémios nacionais e internacionais arrebatados por cerca de 25 alunos - e não 2 ou 3 dotados - e actuações no Centro Cultural de Belém, na Aula Magna e no Palácio de Queluz. Este ano lectivo estão inscritos 300 alunos, mais de 200 dos quais em violino e 50 em violoncelo.

Um ginásio de pavilhão repleto de crianças a tocar em uníssono é coisa de arrepiar a espinha. Estive lá, acompanhei um ensaio e sei do que falo. E agora que estou a fechar o artigo para publicação num jornal local, recordo-me também da reportagem transmitida em tempos pela SIC, que destacava a dedicação e o empenho destas crianças, o esforço enorme dos pais - nomeadamente na aquisição do instrumento necessário às aulas - e na espiral positiva a que iniciativas como esta induzem. Pelo que soube, não são raros os casos de miúdos que ainda não desistiram da escola e enveredaram pelo estigma do insucesso por causa destas aulas no ginásio...

O Concerto de Natal 2011 está agendado para o dia 10 de Dezembro, na Academia de Música de Lisboa, e eu conto lá estar!



Sem comentários: