domingo, 20 de novembro de 2011

Prazer foi isto

O concerto "3 Pianos - Burmester, Laginha e Sassetti" que fui hoje ver ao Grande Auditório do Centro Cultural de Belém foi uma experiência que tão cedo não esquecerei. A expectativa que alimentei nos últimos dias era alta, particularmente porque já no ano passado não tinha conseguido bilhete para um espectáculo similar, mas nem mesmo assim deixei de sair inebriada com o controlo e mestria do trio de pianistas nacionais.

Burmester, magro, sério e compenetrado, demonstrou um perfil clássico e contido. Laginha, cujo sorriso de boca aberta do cartaz de programação já fazia adivinhar um espírito mais livre, tocou não só com as mãos, mas com todo o corpo - incluindo a sola do pé -, lembrando os jeitos dos muitos temas jazz a que nos foi habituando ao longo dos anos. Sassetti, uma verdadeira descoberta de charme e estilo, teve a seu cargo aquele que, a julgar pelo medidor de aplausos, foi um dos pontos maiores da tarde.



O programa, totalmente desconhecido para mim, foi variado e incluiu compositores clássicos (como Mozart e Bach), contemporâneos (Grieg, Zeca Afonso) e uma homenagem especial a três brasileiros (Gismonti, Pixinguinha e Villa-Lobos), cujos ritmos contagiantes valeram um encore maravilhoso à sala completamente cheia e relutante em sair.

Fascinaram-me a velocidade por vezes frenética das interpretações, a coordenação magistral em temas tão complexos e a boa disposição que ao longo de todo o espectáculo, mesmo nos momentos mais densos, caracterizaram a presença dos "três egos". Palavras de Burmester.


Programa

Vijag - Alan Hovhaness
Sonata KV 545 - Mozart / Grieg
Frevo - Egberto Gismonti
TRês + Um - Bernardo Sassetti
Excertos da Suite Francesa BWV 815 - Bach
Rosa - Pixinguinha
Um Choro Feliz - Mário Laginha
Era um Redondo Vocábulo - Zeca Afonso
El Salón México - Aaron Copland
Bachiana nº4 - Prelúdio e Coral - Heitor Villa-Lobos
Bachiana nº4 - Ária e Dança - Heitor Villa-Lobos


Bolero, de Maurice Ravel, numa leitura dos "3 Pianos",
tocada num espectáculo anterior

Sem comentários: