sexta-feira, 2 de dezembro de 2011

3 em 1

Dia cheio o último Sábado! Para além do trabalho de reportagem numa apresentação de coros e de uma peça de teatro adaptada e levada a palco por uma companhia amadora de teatro, aproveitei para passar pelo Museu Nacional de História Natural e pelo Jardim Botânico de Lisboa.

A exposição de fotografia "Veolia Água Fotógrafos da Natureza 2010" foi o motivo da minha deslocação e fiquei feliz por ter dado o meu tempo por muito bem gasto. Tanto as imagens premiadas como as menções honrosas ali reunidas permitiram um olhar especial sobre a biodiversidade, tema para que quero estar cada vez mais sensível e desperta.


Propriedade do Museu de História Natural de Londres e da revista BBC Wildlife, a exposição é uma mostra de imagens do mais alto nível, que sublinham a conservação da vida selvagem e inspiram o amor pela Natureza.

Aproveitando que lá estava, acedi também à instalação"Piu - Um Despertar para os Sons da Natureza", e já muito de fugida, à mostra "A Aventura da Terra". Curioso como com apenas alguns monitores de enquadramento e um sistema de som se conseguem criar ambientes absolutamente envolventes - ali chamados de ninhos -, que nos transportam para outra dimensão. Pena o ovo gigante lá instalado não ter funcionado quando chegou a minha vez!



O Jardim Botânico vai merecer nova visita minha em breve, e dessa vez, uma mais demorada. Com a noite a cair depressa, o fresco não deu permissão para que lá passasse o tempo que seria desejável, mas ainda assim, a sensação de surpresa ficou. Quem adivinharia tamanha paz em pleno centro de Lisboa?! E aprendi que a Gingko Biloba L. é considerada um fóssil vivo por ser actualmente a única que representa a ordem das Ginkgoales, comum nos ídos do Mesozóico!!!


Sem comentários: