segunda-feira, 5 de dezembro de 2011

A propósito de Fado

Ultimamente muito se tem falado e ouvido acerca do Fado. E ainda bem. Se há coisa de que o português gosta é de recordes; distinções internacionais como a de Património Imaterial da Humanidade dá no mesmo e esta já ninguém nos tira!

Na véspera da decisão afirmativa que trouxe golfadas de fadistas à televisão pública lanchei numa pastelaria do Príncipe Real onde não se ouviu outra coisa em pano de fundo. E dizia o dono a quem estava, entre chávenas de leite quente e gaufres com chocolate, "Hoje não pomos mais nada a tocar, queremos que o Fado ganhe".

Nunca fui apreciadora do género nem tão pouco me considero conhecedora o suficiente para discutir o tema. Mas verdade seja dita, desde que por motivos profissionais me vejo envolvida nas actividades culturais (e não só) de uma das freguesias mais típicas de Lisboa que vou dando outra atenção à música da cidade. Agora do mundo também.

Este ouvi-o pela primeira vez há um par de meses na final de um concurso de fadistas amadores. Achei o poema realmente bonito.

Sem comentários: