terça-feira, 7 de fevereiro de 2012

5 a favor e 5 contra

Penso que, desde há algum tempo, ninguém duvida que gerir um blogue se tornou uma actividade tremendamente popular. Arrisco até dizer que existe uma forte probabilidade de quem lê estas linhas ter o seu próprio blogue, ou de pelo menos já ter pensado nisso! Mas como em tudo na vida, este “pacote” tem aspectos bons e menos bons, algo a que me deitei a pensar hoje cedinho, quando vinha no barco…


5 motivos para ‘blogar’

Comunicação: mais pessoal do que uma carta ou e-mail mas menos íntimo do que um telefonema, actualizar um blogue é a forma perfeita de manter família, amigos e conhecidos up to date. Prova disto está no facto de alguns dos meus blogues favoritos pertencerem a amigos que estão a viver fora do país e sobre os quais vou lendo;

Networking: pode chegar a ser impressionante a quantidade de pessoas que chegam até nós por causa do blogue, particularmente aquelas que partilham connosco as mesmas visões ou interesses;

Promoção: ter um blogue é uma boa forma de nos darmos a conhecer, de partilharmos conhecimento e até, numa vertente mais comercial, de apresentarmos o nosso negócio a potenciais clientes;

Criatividade: se procuramos uma forma de desenvolver o pensamento criativo, ‘blogar’ obriga-nos a espremer o cérebro e a extrair sumo criativo! Ter um blogue implica a uma escolha de possibilidades em aspectos que vão desde "que aspecto quero que o blogue tenha?", passando pelo "que escrever hoje?" não esquecendo o "como ilustro isto?";

'Blogar': estranho listar 'blogar' como um benefícios de… 'blogar'! Contudo, na essência, um weblog (blogue) é um diário, uma forma de nos mantermos actualizados sobre um projecto, um hobby, uma experiência de viagem ou apenas sobre o dia-a-dia. Não tenho dúvidas de que mais tarde toda a gente acha o seu blogue uma referência valiosa.


5 motivos para não ‘blogar’

Compromisso: se começamos um blogue, afixamos dois ou três posts e depois desistimos, não chegamos a ter um grande blogue... Infelizmente, gerir um blogue implica algum compromisso a longo termo, isto se pretendermos que este chegue a ter valor real enquanto ferramenta de comunicação;

Tempo: 'blogar' leva tempo e se não o limitarmos, verificamos que outras tarefas essenciais podem ser negligenciadas, nomeadamente a produtividade no trabalho;

Disciplina: como em qualquer processo criativo, 'blogar' implica que pensemos em conteúdos novos numa base regular. Mas não raras vezes verificamos que simplesmente não nos apetece 'blogar'… Mas se nos deixarmos ir na apatia, o blogue vai sofrer uma morte lenta e pior que isso, silenciosa…

Solidão: infelizmente, 'blogar' não é uma actividade social.Quando foi a última vez que se ouviu falar de alguém que convidou amigos para blogar?! Tempo investido a actualizar um blogue é tempo não usado para namorar ou sair com um grupo;

Computador: manter um blogue activo implica dispender bastante tempo em frente ao belo do monitor. La Palisse: se nos fartamos facilmente da "caixinha", mais vale esquecer criar um blogue!


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