sexta-feira, 3 de fevereiro de 2012

Mai' nada!

"O recém-empossado presidente do Centro Cultural de Belém (CCB), Vasco Graça Moura, fez distribuir ontem à tarde uma circular interna, na qual dá instruções aos serviços do CCB para não aplicarem o Acordo Ortográfico (AO) e para que os conversores - ferramenta informática que adapta os textos ao AO - sejam desinstalados de todos os computadores da instituição."

A notícia está a ser avançada na edição de hoje do jornal Público, recordando a forte oposição que o novo presidente do CCB sempre manifestou face ao AO. O jornal recorda ainda que o anterior conselho de administração do CCB, liderado por António Mega Ferreira, tinha decidido adoptar, numa directiva datada de Setembro de 2011, o Acordo Ortográfico em toda a documentação produzida pela instituição.

Neste momento, a questão que se coloca é só uma: será isto legal? O anterior Governo de José Sócrates ordenou, em Janeiro de 2011, que o AO fosse adoptado por todos os serviços do Estado e entidades tuteladas pelo mesmo...

No que a mim diz respeito, até acho piada que finalmente alguém assuma uma posição combativa a este respeito. Se pessoalmente continuo a fazer uso escrito da língua do meu país tal como a aprendi, no exercício diário da minha profissão vejo-me obrigada a adulterar - não o vejo de outra forma - aquele que considero um dos patrimónios nacionais mais valiosos - e aborrece-me solenemente. Afinal, que é feito da "língua de Camões",a oficial???

Por esta ordem de ideias, qualquer dia renovamos a fachada dos Jerónimos à moda da unificação de estilos, utilizando para o efeito tintas em spray...

Sem comentários: