quarta-feira, 21 de novembro de 2012

Marketing? Não brinquemos com coisas sérias!

Um dos aspectos que mais me atraem na vivência em Londres é a forma absolutamente requintada como a maior parte dos estabelecimentos comerciais se apresentam diariamente. E com a aproximação de uma época tão forte para as compras como a das festas de fim do ano, essa preocupação com a imagem ganha contornos que talvez só Nova Iorque ou Paris, duas outras grandes shopping mecas, consigam bater. Tudo é Marketing e o Marketing é tudo.

Veja-se, por exemplo, a Academy of Flowers - www.academyofflowers.com - uma florista de esquina de quarteirão que não só possui um espaço de loja altamente cuidado, como apresenta um display magnífico à porta. Quem, como eu, fique encantado com uma breve passagem pela montra, depois visita o website, fica a saber da história da marca, do calendário de cursos disponíveis, recomenda-a nas redes sociais...

E quem diz esta florista, diz uma padaria ou uma loja de roupa em segunda mão! Tudo, do cartão de contactos ao catálogo de produto, passando pelas embalagens ou sacos de compras, é devidamente desenhado e articulado para que a identidade corporativa das marcas seja coerente e funcione activamente em todos os suportes, ficando-nos na memória como "a melhor florista/padaria/loja de roupa em segunda mão em que já estive".

Julgo que, para além do aspecto comercial óbvio, isto liga bastante com a noção de respeito pela preferência do cliente, que os ingleses tão bem conhecem e cuidam.

 
 
 
 
 

Sem comentários: