terça-feira, 20 de novembro de 2012

National Portrait Gallery - Parte I

Quem nunca visitou a National Portrait Gallery - www.npg.org.uk - pode pensar que se trata de uma seca de museu, mas engana-se à séria. Em Agosto último dirigi-me até lá de propósito para usufruir de uma exposição temporária alusiva à comemoração do Jubileu da Rainha Isabel II e fiquei com pena por não ter então tido oportunidade de espreitar também a colecção permanente. Guardei a ideia "em disco" e dediquei-me a ela hoje.

Um par de horas bastou para ficar deslumbrada com a diversidade do espólio que a galeria alberga e a que qualquer visitante pode ter acesso sem pagar um pence - museus de Portugal, ponham os olhinhos nisto!

Embora pudesse referir diversas "estrelinhas" individuais, prefiro referir a ala de que mais gostei: sem dúvida, a dedicada ao período dos Tudor's, onde encontrei os originais de imagens icónicas que conheço desde os tempos da escola. Henrique VIII, Catarina de Aragão, Ana Bolena, Isabel I, Eduardo VI, Maria I, Oliver Cromwell, Francis Drake, William Shakespeare...

Outras exposições temporárias, um pouco mais reduzidas em número de peças, também me surpreenderam, nomeadamente as que reuniram vários exemplares em tela de Andy Warhol, fotografias assinadas por Cecil Beaton e a selecção enquadrada em "Marilyn Monroe - A British Love Affair". Quem diria que a "blonde bomba" tivesse um ar tão cândido em nova!



Isabel I (filha de Henrique VIII e Ana Bolena) - 'The Coronation Portrait'
 
 
Ana Bolena (esposa nº 2 de 6, de Henrique VIII) 


 
 Maria I (filha de Henrique VIII e Catarina de Aragão, esposa nº1 de 6)
 

Sem comentários: