quarta-feira, 30 de janeiro de 2013

A Rainha não está morta! Viva o Rei!

Não é todos os dias que um país ganha um monarca novo, especialmente se o anterior ainda for vivo! É o que está a acontecer na Holanda, com a abdicação da rainha Beatriz em favor do filho mais velho, o príncipe Willem-Alexander, após 33 anos de reinado.

Superar a popularidade de Beatriz não vai ser tarefa fácil, já que grande parte da tradição monárquica hoje inerente à casa de Orange tem sido mantida à custa da figura dedicada da rainha cessante. Contudo, Willem conta com o apoio generoso de Máxima, a esposa argentina que desde o primeiro dia arrebatou os holandeses, para cumprir o seu dever de rei - o primeiro desde 1890.

Evitando, mais uma vez, possíveis controvérsias, a Casa Real já fez saber que nem o pai nem a mãe de Máxima estarão presentes na Coroação de 30 de Abril. As ligações em segundo grau da rainha to be ao regime militar da junta que governou a Argentina entre 1976 e 1981 - o pai de Máxima foi Ministro da Agricultura nesse período - são uma nuvem escura que insiste em ensombrar o papel público da princesa.

Mas se é verdade que os pais não escolhem os filhos, não menos verdade será que os filhos não escolhem os pais e, neste caso, com alguma facilidade o glamour e espontaneidade de Máxima, além do exotismo do seu toque sul-americano, deverão fazer da ex-executiva do HSBC a monarca com mais pinta (e tango) que a Holanda já teve (ou deverá vir a ter).


 

Sem comentários: