domingo, 27 de janeiro de 2013

É a andar que a gente se surpreende

Chegámos ao ponto de encontro perto da hora combinada e estavam já mais de 80 pessoas reunidas junto à Capela de Nossa Senhora da Saúde, em pleno Martim Moniz. Dos guias da tarde, nem sombra! Rapidamente percebemos que iríamos agarrar na proposta do projecto "Renovar a Mouraria" e fazer "A Rota das Tasquinhas e Restaurantes" por nós mesmos, de mapa na mão e máquina fotográfica em punho. Fomos.

Casario amontoado, pátios recônditos, caminhos entrecruzados, escadarias sinuosas, assim descobrimos o "bairro de mouros", no sopé do Castelo de S. Jorge, lembrando amiúde a lenda do cavaleiro mártir, entalado no portão. Por ali nos entretivemos em conversa, ao sabor da ginginha e da cerveja, dos salgados e das bifanas, encantados com a música interpretada ao vivo por gente da terra. "Aqui o fado acontece", disse-nos o dono da tasca Os Amigos da Severa, enquanto nos deliciávamos com a decoração folclórica do local.

Subimos e descemos pela Rua da Costa do Castelo e que surpresa convidativa a que tivemos no Teatro da Garagem, concretamente no café alojado no piso de baixo - www.teatrodagaragem.com/cafedagaragem.php. A vista panorâmica através do grande janelão de vidro deixa antecipar belos fins de tarde, com um copo de sumo e uma fatia de bolo...

Ainda nos deparámos com a exposição fotográfica ao ar livre de Camilla Watson - www.camillawatsonphotography.net -, imediatamente antes da Cantiga Baldraca e o fim do passeio aconteceu de novo já perto da Baixa, com o refrão de "Cheira Bem, Cheira a Lisboa" ainda a ecoar-nos nos ouvidos. Vou voltar à Mouraria!

 
 
 
  
 
 
 

Sem comentários: