terça-feira, 12 de fevereiro de 2013

E num “pápice”, Bento XVI cansou-se

À semelhança de muitos - religiosos, descrentes, assim-assim ou nem por isso -, fui surpreendida pela grande notícia do dia de ontem: Bento XVI renuncia à posição de Papa e abre margem para a eleição de um sucessor a partir do final do mês. Não que a decisão e o anúncio do senhor tenham, ou venham a ter, qualquer impacto na minha vida diária, mas que o acontecimento é incomum, ninguém nega.

Talvez esta seja uma oportunidade de ver "recrutado" alguém mais "fresco" e próximo do perfil de João Paulo II que, com a devida distância que o tema me merece, considerei particularmente carismático e inovador no que diz respeito a novas formas de abordagem da Igreja Católica ao mundo complicado em que vivemos.

Porque se recolhe, qual o legado que deixa ou que nome vai Ratzinger passar a adoptar não me interessa minimamente. O que vinha a calhar era uma discussão séria de temas ditos dogma que, velhinha e marreta como é, a Igreja simplesmente se recusa a gerir decentemente, para seu prejuízo. Já dizia o outro: "falam falam e não os vejo a fazer nada..."

Sem comentários: