quinta-feira, 7 de fevereiro de 2013

Espalhar a semente pode sair caro

Na Alemanha, uma rapariga de 21 anos, filha de um doador anónimo de esperma, foi a tribunal exigir conhecer a identidade do pai biológico e, com base na lei de livre desenvolvimento de personalidade prevista pela Constituição alemã, ganhou a causa.

Trata-se de uma decisão história que abre um precedente com implicações legais previsíveis: por exemplo, qualquer filho inseminado no país pode, a partir de hoje, exigir pensão de alimentos e até herança a alguém que nunca conheceu e com quem nunca teve contacto, mas que comprovadamente seja seu pai.




Fiquei pensativa nisto... Ocorreu-me um turbilhão de perguntas:

a) Se a doação de esperma ou óvulos podia ser, até aqui, anónima e confidencial, que estatuto vai passar a ter agora?

b) Depois da Alemanha, não será de esperar que outros indivíduos noutros países queiram ter o mesmo direito de acesso à informação?

c) Se algumas destas reproduções assistidas aconteciam em favor de quem biologicamente não podia gerar filhos por si, não será que o receio de identificação possa comprometer "finais felizes" a pessoas que desejem muito ser pais e mães?

d) Por outro lado, como recusar a alguém conhecer a sua origem?

e) Poderá a revelação da identidade do doador colocar algum conflito ético ou deontológico ao responsável pela inseminação, vinculado pela relação médico-paciente?

f) Como dar uma notícia desta sensibilidade a quem procura saber (pelo direito de informação) e a quem tentou manter secreto (pelo direito contratual ao sigilo)?

g) O que dizer a um doador a quem venham agora vários (talvez até muitos) filhos e filhas pedir contas?

Sem comentários: