segunda-feira, 4 de março de 2013

Três foi a conta que "Die Hard 5" não fez

Se para muitos "Die Hard" é o melhor filme de acção alguma vez feito - e embora as três sequelas tenham cada uma os seus momentos, nenhuma conseguiu repetir a magia do original -, "A Good Day to Die Hard" é, a meu ver, francamente desilusório a vários níveis.

1 - Por estranho que pareça, não existe um vilão declarado neste filme. Longe vão os tempos em que John McClane, o herói real de estilo icónico, se debatia até ao fim da linha com maus da fita realmente memoráveis. But then again, quantas vezes poderia Alan Rickman (re)aparecer após o mergulho da Nakatomi Tower sem fazer arquear sobrancelhas? Já basta o inimigo do saudoso MacGyver, um tipo chamado Murdoc, que (quase) morreu nove vezes em sete anos de série!

2 - A tensão é praticamente inexistente. O que existe é Bruce Willis a desempenhar o papel de Bruce Willis num filme ao estilo de Bruce Willis. O tipo com que rapidamente nos identificámos (e por quem torcemos) no primeiro filme deu lugar a uma personagem de jogo de vídeo a quem nada de levemente preocupante parece acontecer mesmo depois de partir montras de vidro em alta velocidade, furar vários andares de altura com o corpo em queda ou andar pendurado por um cabo de aço num helicóptero desgovernado. É que nem o objectivo final dos tipos da equipa contrária é óbvio... Não se percebe.

3 -  O texto é fraco e a insistência nas mesmas frases feitas desgasta até o espectador menos exigente. Será preciso um génio da escrita de argumentos para cinema para reparar que "I'm just on vacation" não funciona como complemento de "Yipee-Ki-Yay Mother Fuckers"? Juntamente com outros títulos flop de nomes como Sylvester Stallone ou Arnold Schwarzenegger, "Die Hard 5" reaviva uma certa nostalgia dos anos 80 que poderia muito bem ser substituída por novos valores seguros levados à cena por actores de sempre - Liam Neeson, por exemplo, está a consegui-lo.


 

2 comentários:

AGT disse...

Ora aí está um comentário que não posso nem concordar nem estar em desacordo porque NÃO VI O FILME!!! humpf

Annouk disse...

Ooohh priminho, não fica triste, não... Eu nem queria ir, foi o Mário que me obrigou!!! :P