sexta-feira, 30 de agosto de 2013

O apelo do Louvre vale números redondos

Parece que a estou a ver no topo da escadaria Darú, de asas firmemente esticadas, peito erguido e a força leve que tão bem caracteriza as maiores obras primas da escultura grega...

Victoria de Samotrária foi das peças de arte que, até hoje, mais me emocionaram quando finalmente encontradas ao vivo. Apesar de incompleta e até com danos significativos, notabiliza-se por uma elegância e suavidade em tudo contrastantes com o maciço em que foi talhada e o resultado é profundamente memorável. Foi por isso com interesse que fiquei a saber da mais recente iniciativa do Louvre em prol da mesma.


A partir da próxima Terça-feira a campanha "Todos Mecenas" vai recolher fundos para obras de limpeza e restauro da estátua alada, que deixará assim de estar exposta ao público até ao Verão do ano que vem - uma "falha" considerável para os visitantes do museu até lá.

O orçamento total dos trabalhos, que também vão incluir a reparação da escadaria que a estátua encima, ascende a quatro milhões de euros, três dos quais já assegurados por via de vários patrocínios.

Link- http://www.louvre.fr/en/conservation-project-winged-victory-samothrace-and-monumental-staircase

Sem comentários: