quarta-feira, 4 de setembro de 2013

Há horas de sorte!

As histórias mais giras relacionadas com objectos de arte têm sempre algo de inesperado e o episódio seguinte não foge a essa regra.

Há mais ou menos 10 anos Robin Darvell, inglês de nacionalidade, comprou uma caixa de cartão cheia de pequenas peças de arte num leilão local em Canterbury. Entre as peças constantes na caixa estava uma insuspeita pintura do tamanho de um postal, a representar uma cena rural, com árvores, um céu azul vivo e um prado, que Darvell entretanto guardou numa gaveta em casa.

Acontece que a peça adquirida por cerca de 30 libras (um pouco mais do que 35 euros) no lote daquele dia em Canterbury está agora avaliada em mais de 250 mil libras (quase 300 mil euros) pois foi confirmada como sendo da autoria de John Constable, um dos mais notáveis pintores do período romântico inglês!

A assinatura desmaiada na parte de trás da velha moldura deu a pista quando Darvell mostrou o "postal" ao filho, que lhe decidiu investigar a história. Foi contratado um especialista em falsificações e passou um ano até que a análise da pintura, da tela e da assinatura fosse terminada, resolvendo o mistério.

Imagino que todos os frequentadores de leilões "de garagem" tenham o desejo secreto de que algo deste género lhes aconteça mas, lá está, qual é a probabilidade?


 

Sem comentários: