segunda-feira, 3 de março de 2014

Mestres da paisagem ao vivo e a cores!

Criticar o (ainda) escasso empréstimo de grandes obras artísticas a momentos expositivos em Portugal e depois deixar passar a última grande colectiva do Museu Nacional de Arte Antiga (MNAA), em Lisboa, com o Museu do Prado, de Madrid, seria morrer pela boca - como o peixe. Fui.

Vagueei durante sensivelmente hora e meia pelas salas que até ao final de Março acolhem a exposição "Rubens, Brueghel, Lorrain: a Paisagem Nórdica do Museu do Prado" e não pude deixar de pensar no bom que é apreciar mestres assim, sem necessidade de vôos ou estadias pelo meio...

Trata-se de uma aposta do MNAA e do Prado com a produtora de eventos Everything is New, que já anteriormente bateu recordes nacionais de visitantes com a exposição de Joana Vasconcelos no Palácio Nacional da Ajuda. Finalmente, circuitos difusores e turismo cultural de braços dados!

No total são 57 obras que retratam a mudança ocorrida na segunda metade do século XVI, quando pintores e coleccionadores se afastaram das temáticas heróicas para preferir temas mais quotidianos, "agora" dignos de representação em tela. Entre esses, a paisagem, bastante abundante na colecção em boa hora trazida a Lisboa. Será preciso dizer que gostei muito?


 
 


Detalhe da obra "Boda Campestre", de Jan Brueghel, o Velho

Sem comentários: