domingo, 31 de outubro de 2010

Qualquer dia, eu também pod!

Ora aqui está um conceito que me encheu as medidas: o do Whitepod Resort - www.whitepod.com -, em Les Cerniers, na Suíça, que alia a preocupação ecológica à vertente design, fazendo de uma estadia nas montanhas uma experiência realmente inovadora.

A ideia por detrás do conceito pod surgiu de Sofia de Meyer, uma das responsáveis pelo eco-resort, que viu nas tendas geodésicas usadas para investigação científica em zonas climatéricas difíceis, estruturas interessantes para associar ao turismo. Colocados em cima de bases de madeira a 1.700 metros de altitude, os pods oferecem vistas panorâmicas soberbas sobre o coração dos Alpes Suíços e condições de conforto bastante surpreendentes, tendo em conta o objectivo de menor impacto ambiental possível.

O isolamento do frio exterior é naturalmente provido pela própria estrutura, que em termos de impacto paisagístico não podia estar melhor enquadrada - branca no Inverno, verde no Verão. No interior foram instaladas salamandras a lenha que proporcionam calor e comodidade adicionais. A decoração de cada quarto teve por base peças de mobiliário local de onde foram excluídos todos os materiais não biológicos. A roupa de quarto e de banho é orgânica - em algodão e fibras naturais -, sendo mudada apenas se solicitado, e mesmo a casa-de-banho, não disponível com duche em todas as versões de pod, está ligada a uma fonte privada de água. Desnecessário será dizer que a iluminação é feita por lanternas e no pod mais especial, o topo da estrutura foi revestido a vidro para que, se assim desejado, seja possível adormecer a olhar para as estrelas.

Dependendo do tamanho do grupo (um casal, uma família ou mesmo um grupo de amigos), assim é o tamanho do pod e claro, o preço associado à estadia. Serviços adicionais de recepção e de restauração, só no chalet central, situado não muito longe do pod camp. E porque é de Alpes que se trata, as pistas para os desportos de Inverno estão logo ao lado. Mais descrição para quê?





1 comentário:

Anónimo disse...

Ah é lindo...Já sei onde vou ficar quando lá for
Joana