sábado, 6 de novembro de 2010

Montanha russa

Se há coisa que me tira do sério são os "indefinidos". Gente que hoje diz uma coisa e amanhã se contradiz, sem motivo válido aparente. Pessoas que hoje querem mas amanhã já não. Talvez achassem que realmente queriam, mas pensando melhor, não era bem aquilo... Ou até era! E a confusão está instalada.

Não tenho nada contra quem muda - só não o fazem os burros -, mas é desejável um mínimo de coerência. Agora imagine-se quando dos "indefinidos" dependem outros. Outros estes que, graças à incapacidade dos primeiros, não têm safa possível à desconfortável viagem na montanha russa onde tão depressa sobem, como mergulham a pique.

Conviver de forma estreita com gente assim pode ser mais problemático do que se imagina, pois nem sempre estão em causa decisões banais como "Camisa ou pullover?" ou mesmo "Doces ou salgadas?". E quando se lida com pessoas que simplesmente não assumem o compromisso de uma decisão, caímos no ridículo de, a tempo, nos submetermos a uma de duas situações: ou somos incapazes ou somos mentirosos. Incapazes porque se a decisão não chega de cima e escolhemos nós um caminho mas acabamos barrados, a ideia foi nossa, dos ursos; mentirosos porque se temos a leviandade de recordar que o que emanou foi A ou B, estamos claramente a inventar, pois nada emanou já que nada poderia emanar. Em verdade.

Tentativas de apuro de onde ou como falhou a comunicação no processo acabam invariavelmente em respostas como "Não está a perceber" ou "Faça um esforço para compreender", o que repetido soa francamente a insulto... É preferível deixar cair. E partir-se.

1 comentário:

Anónimo disse...

Pois.... como te percebo! E depois há aqueles que dizem uma coisa um dia e no outro juram a pé juntos que nada disso disseram! Sonhámos! Isso também é algo que me irrita seriamente...

Joana...