terça-feira, 15 de maio de 2012

É tempo de fecharem a boquinha

Todos os anos é a mesma conversa. Com a aproximação do tempo quente e a mudança para trajes mais leves, eis que começam as preocupações com o peso e o corpo. Ninguém se acha com disposição para fazer má figura no bikini, fato de banho ou calção. Primeiro que tudo, a imagem! Com isto, chegam também 1.001 campanhas, marcas e produtos para, num miraculoso intervalo de tempo e sem esforço, se alcançar a medida e o aspecto desejados. E claro, logo a seguir chovem as queixas à Deco Proteste e à Ordem dos Nutricionistas, que alertam para o óbvio: receitas com super-poderes são coisa que não existe.

Uma pergunta faço eu: quando é que estas pessoas se mentalizam de que têm é de aprender a fechar a boquinha, regrar a alimentação que fazem durante todo o ano - porque não com ajuda profissional para o efeito - e investirem numa qualquer actividade realmente física, ao invés de gastarem as pontas dos dedos em consultas na internet em busca do último comprimidinho mágico vendido, tantas vezes, de forma ilegal?

Francamente, espanta-me e aborrece-me que, numa sociedade dita evoluída como a que temos hoje, ainda existam alminhas que acreditam mesmo ser possível perder 5 ou 10 kgs em escassos dias, sem prejuízo para o corpo ou para a mente. Nunca lhes terá ocorrido a gravidade das consequências? Se calhar, em vez de uns aloés vera para a barriga deveriam antes considerar uns drunfos para a caixa dos pirolitos - claramente ela não está a funcionar bem. "Kilos a menos a qualquer preço e para ontem, mas assim que estiver a torrar no areal, ai de mim se não marcha a maior bola de manteiga que o homem trouxer na cesta..."

Sem comentários: