terça-feira, 8 de janeiro de 2013

O meu reino por umas mãos daquelas

A ideia de começar o ano com uma ída ao bailado até parece coisa de gente bem, mas calhou! Quase 20 anos sobre a primeira vez que vi Tchaikovsky levado a palco no formato clássico, voltei ao Coliseu dos Recreios para "O Lago dos Cisnes", agora interpretado pelo The Crown of Russian Ballet of Moscow, acompanhado pela Orquestra Sinfónica Estatal Ucraniana.

Tal como desconfiava, reforcei a minha preferência absoluta pelo Segundo Acto, o momento em que se vislumbram pela primeira vez as donzelas cisne e Odette, rainha do lago. Não consigo deixar de ficar encantada com a leveza e graciosidade dos braços e mãos das bailarinas responsáveis por nos fazer acreditar que existem mesmo aves em palco...


Curioso foi o facto do desfecho da história não ter colhido interpretação única entre todos os que comigo se deslocaram a Lisboa! Houve quem achasse que Odette e o príncipe Sigfrido não tiveram a anunciada morte no lago mas antes a "terrena felicidade" prevista pelo folheto do espectáculo, mas também quem concluísse que, ao morrerem, os dois amantes quebraram o feitiço do mago Rothbart e subiram ao céu para uma união eterna... Go figure!

Sem comentários: