sábado, 5 de janeiro de 2013

Regaleira sem segredos

A manhã de hoje foi reservada para um passeio fantástico na Quinta da Regaleira, em Sintra. Nem as temperaturas baixas que se fizeram sentir nos desmotivaram a aceder ao convite lançado pelo Gabinete de Dinamização Associativa do Montepio Geral e, com a ajuda simpática de um guia, partimos à descoberta dos segredos que o local, rico em simbolismo histórico, reserva a todos quantos o visitem.

Da Alameda dos Deuses à Gruta do Labirinto, passando pelo Poço Imperfeito, Torre da Regaleira, Lago da Cascata e pelo Poço Iniciático - ponto alto do percurso pedestre - nada ficou por explorar. Sempre com explicações ricas à mistura, ainda houve tempo para aprender sobre o Portal dos Guardiões, vislumbrar as Estufas e as Cocheiras, conhecer a Capela e visitar o interior do Palácio, habitado por Carvalho Monteiro e família até 1911.

Manini, arquitecto responsável pelo projecto, foi decididamente um mestre do dramatismo cénico, impulsionado pelo esoterismo do sítio onde, conclui-se, nada consta por acaso ou devaneio artístico. Aliás, as ligações entre as inúmeras influências encontradas por toda a quinta fazem-nos reflectir sobre o porquê de tantas "designações" já que, no fim, a inspiração é única e comum a todas elas, sejam pagãs, templárias, católicas, maçónicas, até satânicas... E não me refiro a Dan Brown :p


 
 
 
 
 
  
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 

Sem comentários: