terça-feira, 14 de maio de 2013

Ainda há notícias que me deixam de queixo caído

Angelina Jolie procedeu a uma dupla mastectomia preventiva (cirurgia em que se removem as duas mamas) porque, sendo portadora de um gene “defeituoso” possuía forte probabilidade de vir a desenvolver cancro da mama (87%) e dos ovários (50%) - doença causadora da morte da mãe, aos 56 anos de idade.

A notícia está a correr mundo mais rapidamente do que um rastilho e foi através de um artigo publicado hoje no The New York Times (disponível para leitura neste linkhttp://www.nytimes.com/2013/05/14/opinion/my-medical-choice.html?hp&_r=0), a que deu o título de "My medical choice", que a actriz decidiu explicar com pormenores as várias cirurgias a que foi entretanto sujeita, nomeadamente a última, de reconstituição mamária.

Surpreendente. E angustiante. Pessoalmente ignorava que tal procedimento pudesse ser contemplado em formato preventivo, mas olhando às considerações avançadas no jornal, quase que sou levada a pensar que faz sentido... E não deixa de ser altamente "político" que uma decisão de saúde tão "drástica" seja assumida e partilhada por uma das mulheres mais desejadas (e influentes) do planeta...

Não capacito, nem com algum esforço, a forma como se digere informação como esta. Como se partilha tamanha carga com quem se gosta. Como se vence o medo. Como se adormece e acorda todos os dias com a certeza de que o nosso corpo não passa de uma "embalagem". E considero que o que acabei de ler - na voz da figura pública mas seguramente em representação de muitas anónimas - foi de uma coragem, determinação e paixão pela vida fora de série.

  
 

Sem comentários: