quinta-feira, 9 de outubro de 2014

Que diriam os Impressionistas se vissem esta menina?

Algumas vezes tenho ouvido dizer que os mecanismos do cérebro humano ainda são algo de muito desconhecido e surpreendente, mesmo hoje, em que se sabe tanto sobre tudo. Ou assim parece.

Por isso, quando chegam a mim notícias de pessoas como a da pequena Iris Halmshaw, não consigo deixar de pensar que conhecer-se (ainda) mais sobre o órgão não vai implicar perceber-se melhor o que faz de nós o que somos...

A Iris é uma menina inglesa, tem cinco anos, e anda a deixar doidos de entusiasmo os críticos de arte do mundo. Porquê? É ver aqui http://irisgracepainting.com/ os quadros que pinta. A sua condição de autismo faz com que não fale mas a qualidade expressiva das suas pinturas está, inclusivamente, a gerar comparações com vultos como Monet e Renoir.

Não é caso único. Recordo-me de pelo menos mais dois casos de crianças pequenas, com particularidades semelhantes às da Iris, que fizeram cabeçalhos por demonstrarem não só um talento precoce na pintura, como uma visão do mundo inacessível à maioria - das crianças e dos adultos.

Para mim, que desde há muito que adormeço (literalmente) com catálogos impressionistas na cama, é um mistério observar algo aparentemente tão errático, ao modo action painting de Jackson Pollock, mas harmonioso e bonito. Vale a pena conhecer.



Sem comentários: