sábado, 20 de fevereiro de 2010

Perú | Estádio 1 - Preparativos

Já várias vezes ouvi dizer que uma das melhores partes de uma viagem tem que ver não com a chegada ao destino propriamente dito, mas com os aprestos que este, dependendo do grau de organização, implica.

Este é o momento em que se pesquisam milestones, se investigam ligações de transporte, se comparam locais para estadia, se lista o equipamento necessário, se estimam custos... Basicamente 'googla-se' desenfreadamente, em busca do esqueleto perfeito para o que se pretende que seja uma viagem de sucesso. E logicamente, quanto mais tempo e mais distância a saída implica, maior é o investimento nos preparativos.

A alguns meses de voar para o outro lado do mundo, é exactamente neste ponto em que me encontro. A ideia já existia há algum tempo; daí em diante foi uma questão de encontrar mais gente disposta a embarcar na mesma aventura, tratar de redireccionar parte das poupanças para o objectivo e, em conjunto, arrepiar caminho por entre páginas oficiais de turismo, blogues de mochileiros, secções de montanhismo em lojas de desporto, ao mesmo tempo que ficamos mais atentos às notícias que chegam do local. Infelizmente não têm sido as melhores - o mau tempo também causa estragos naquelas bandas.

De uma forma ou de outra, sinto-me expectante. E sortuda. Para grande parte das pessoas do meu círculo de conhecimento, o plano que desenhei para Agosto não passa de um sonho partilhado que jamais verão concretizado, mesmo que estivessem em causa moldes menos ambiciosos. Existem obstáculos. Surgem constrangimentos. Fazem-se opções. Preterem-se oportunidades. Escolhem-se caminhos. Por ora, o meu faz fronteira com as referências a sacos-cama térmicos q.b., pastilhas purificadoras de água, ponchos, pilhas a dinâmo...

Sem comentários: