quinta-feira, 22 de abril de 2010

Parabéns João, agora os Picos do Mundo também são teus!

Quando há dois anos - mais coisa menos coisa - me foi anunciado que teria de acompanhar uma palestra motivacional orientada por João Garcia, o primeiro alpinista português no cume do Evereste, a ideia que imediatamente me atravessou a mente foi: ora aí está um excelente "tens de"! Afinal de contas, eram experiências de contacto como aquela que faziam valer o esforço de tanto telefonema e tanto comunicado de imprensa...

Talvez não descaradamente, mas desde há algum tempo que acompanhava as notícias e as reportagens sobre as conquistas e desaires do "nosso" homem das montanhas mais altas e achava realmente entusiasmante a ideia de ver e ouvir, ao vivo e na primeira pessoa, o que quer que fosse que ele tivesse para partilhar em seminários como o que estava previsto para uma das empresas minhas clientes.



Mal sabia eu que não só me tinha sido reservado lugar cativo na plateia da dita palestra e na mesa do João no jantar que o evento incluía, como uma simpática conversa de "bastidores" que se prolongou por cerca de meia hora... Para meu real gáudio, foi-me dada a oportunidade de fazer todas as perguntas que sempre pensei que faria se alguma vez tivesse essa janela de abertura (para usar uma expressão alpinística!), sem nunca, contudo, achar que tal aconteceria realmente. E devo confessar que foi bom porque a pessoa com quem conversei nessa tarde era exactamente o que tinha imaginado - quantas vezes é que acontece uma expectativa destas não ser gurada?

A sensação com que fiquei naquele dia persiste e salienta-se de cada vez que o João aparece no pequeno ecrã com mais um feito alcançado - a de uma tremenda humildade. Tendo-se sagrado há apenas alguns dias o décimo ser humano a fazer cume nas 14 montanhas com mais de 8.000 metros de altitude sem recurso a oxigénio artificial, diz-se em entrevista ao (asqueroso) Miguel Sousa Tavares "não um herói mas uma aberração na nossa sociedade", uma vez que não se encaixa no perfil das pessoas que diariamente encontramos e conhecemos...



Mais nenhum português esteve sequer perto de ver o céu tão próximo com os pés assentes na Terra como o João Garcia, mas nada que o faça expressar mais do que um sincero e rasgado sorriso. Pelo menos não publicamente. Ainda na sequência da minha satisfação face ao encontro de primeiríssimo grau com o alpinista, houve quem me dissesse que conseguir best-sellers em escaparates e preparar palestras de pacote era "fácil" depois de se ter tido coragem de virar costas ao amigo em dificuldade no cume do Evereste, selando o destino de ambos: um regressou conquistador; outro não sobreviveu à descida para contar.

Em relação a isso, a única ideia que sempre tive e tenho é a de que não acredito na versão rancorosa desta história. Pascal Debrauwer ficou onde tinha de ficar, assim como tantos outros homens e mulheres que se atrevem a desafiar territórios e condições onde inóspito nem sequer é adjectivo que se lhes aplique. O que se passou naquela montanha em 1999 só o próprio Pascal, o João Garcia e a montanha sabem, mas certo é que nenhum iniciou a subida ingénuo, e se o código moral "obriga" a voltar ou a esperar para que ninguém seja deixado para trás, na realidade as coisas não funcionam assim. Competitivos serão sempre, caso contrário não teimavam em continuar a subir, mas tenho sérias dúvidas de que, quando as coisas começam a correr mal, haja algo mais forte do que o básico instinto de sobrevivência.



Da palestra que referi guardei algumas fotografias, de que aqui partilho uma pequenina selecção. Não cheguei a pedir um autógrafo no meu "A Mais Alta Solidão", mas acredito que com a conquista do Annapurna mais literatura vai ser publicada e nessa altura, quem sabe, tenha nova oportunidade de congratular o João Garcia por levar a bandeira portuguesa tão alto.

E para quem depois disto, por qualquer motivo que não se adivinhe, sinta curiosidade em saber um pouco mais sobre o tema, aqui ficam os links para o site do João - www.joaogarcia.com/pt -, para a página de perfil Wikipedia de Sir Edmund Hillary (o primeiro homem a fazer cume no Evereste) - http://en.wikipedia.org/wiki/Edmund_Hillary - e para a lista de nomes cujas tentativas mortíferas nas montanhas com mais de 8.000 metros (infelizmente) destacam ainda mais o prestígio do João Garcia nestas andanças - http://en.wikipedia.org/wiki/List_of_deaths_on_eight-thousanders.

Sem comentários: