sexta-feira, 4 de junho de 2010

Expectativas (sempre) em baixa

Desilusão. É o que normalmente acontece quando me deparo com a adaptação do enredo de um jogo de sucesso à grande tela. Um filme sensaborão, pelo qual só se anseia pagar ingresso quando realmente não há mais nada. E depois de"Super Mario Bros", "Street Fighter", "Mortal Combat", "Tomb Raider" ou "Resident Evil", para citar apenas os que vi, "Prince of Persia - The Sands of Time" não só não prometia, como não chegou a cumprir.

Compreendo e aceito o apelo popular deste tipo de guiões. Ainda assim, existe sempre a expectativa de que algum deles venha a ser diferente, algo que, por essência, não acontece, já que se trata de uma adaptação de uma base pouco credível (quando comparada, por exemplo, com uma obra literária). Acabam por se tornar títulos descartáveis, mas bastante rentáveis, o que provavelmente também já é uma realidade com "Prince of Persia - The Sands of Time".


Jake Gyllenhaal é Dastan, o príncipe de serviço numa história onde das areias do deserto surge Tamina, a princesa de Alamut (interpretada pela exótica Gemma Arterton), Nizam, um tio com muito poucos escrúpulos (encarnado por Sir Ben Kingsley) e Sheik Amar e suas avestruzes de corrida (com Alfred Molina num tom mais arábico do que o habitual).

As plataformas e os golpes das lutas do jogo original estão lá, os efeitos especiais são suficientes para corroborar a história e o enredo assegura aquilo por que também já se espera numa película do género - uma continuação. Pela inversa, ficam a faltar interpretações com um pouco mais de fôlego (Gyllenhaal, ainda que ousadamente musculado, é ofuscado pela presença carismática de Arterton) e mais elementos cómicos, visto que este nunca poderia ser um filme para se levar a sério. Entre zero e dez... Quatro.

1 comentário:

AGT disse...

É tudo uma questão de expectativa...no meu caso correspondeu exactamente ao que estava a espera, portanto leva um 7... puro entretenimento. Se quiser ver interpretações a sério com um enredo complexo não é este tipo de filmes que vou à procura, isto é o típico filme pipoca para desligar do mundo real durante um bocadinho e não pensar muito na coisa...