segunda-feira, 7 de junho de 2010

Gude nute garrafas de plástico!

Geniaaal! É com tremendo entusiasmo que anuncio ter encontrado solução para abolir em definitivo a utilização das garrafas de água de plástico! Chama-se Simply Ecological e pertence à marca suíça Sigg!

Com efeito, a minha mais recente aquisição green não só vai levar-me a beber água mais regularmente - hábito que até aqui indevidamente não tenho seguido com método -, como permitirá desprender-me por completo da obrigatoriedade de fazer lixo de cada vez que tenho sede.

Será que estamos conscientes de que, em Portugal, do total de garrafas de plástico consumidas anualmente, apenas 12% são recicladas, 20% são incineradas e 68% acabam em lixeiras (dados recolhidos pelo Department for Environment Food and Rural Affairs em 2004)? Ou que são necessários 700 anos para iniciar a compostagem de um destes objectos? Ora, recorrendo à Matemática, se um ser humano viver um total de 85 anos, serão necessárias 8,2 gerações para que a "garrafa primordial" comece a decompôr-se no solo...

E há mais. Não sabia eu, mas as Sigg são coisa antiga (surgiram em 1908) e mantêm-se tremendamente na moda! Têm sido várias as vedetas do showbiz internacional a ser "apanhadas" com uma na mão, ou meio a descoberto na mala, sendo que a evolução é tal, que já existe uma colecção assinada por Vivienne Westwood, irreverentíssima estilista inglesa.