segunda-feira, 9 de setembro de 2013

Andar a pé pode ser perigoso

As histórias de sobrevivência em situações extremas são quase sempre assim: surreais. Um uruguaio de 58 anos dado como desaparecido na cordilheira dos Andes desde 11 de Maio último foi ontem encontrado vivo num refúgio de montanha a 2.840 metros de altura sobre o mar. Escusado será dizer que se encontra bastante debilitado, mas vive para contar!

Tendo participado num encontro de motociclistas na Argentina no final de Abril, cruzou o Chile para visitar a família mas teve uma avaria na mota e resolveu atravessar a cordilheira a pé. A pé!!! Desorientado pelos nevões que caíram enquanto caminhava, o uruguaio encontrou refúgio num abrigo de montanha e nos últimos quatro meses sobreviveu graças aos restos de comida deixados para trás por alpinistas.

Localizado pelos técnicos do departamento de hidráulica que se deslocaram de helicóptero àquela zona de montanha para medir a acumulação de neve, o sobrevivente foi rapidamente transportado para o hospital e recupera agora da desidratação avançada que lhe levou mais de 20 Kgs do peso.

De vez em quando há milagres assim.

Sem comentários: